A rotina acadêmica dos estudantes de semiologia médica da UFMG

Esse blog foi elaborado com a proposta de compartilhamento de informações, fontes e conhecimentos dos mais uteis e diversos para incrementar a formação médica dos estudantes do 5 periodo de medicina (2º/2011), da UFMG.

Formamos uma turma pequena, coordenada pelo professor Flavio Chaimowicz. Esperamos que a comunidade acadêmica e demais visitantes possam aproveitar esse blog como fonte de informações e críticas.

A todos, nosso abraço.

Marina Fernandes, Matheus Inácio, Montgomery Barroso e Neander Neves.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Caso Clínico sobre Ética (fictício) : O médico e a indústria farmacêutica

Nas minhas experiências como paciente, na sala de espera de consultórios médicos, sempre fiquei curioso com a atividade dos representantes de laboratórios farmacêuticos. Em um desses dias, em que a espera estava longa, não me contive e perguntei a uma representante como funcionava o trabalho dela. Ela me respondeu que ela informava ao médico sobre os produtos lançados pelo laboratório. Explicava-lhe como o medicamento funcionava, suas vantagens e indicava publicações científicas sobre o medicamento. Além disso deixava com o médico algumas amostras grátis. Perguntei-lhe como ela era remunerada. Ela respondeu-me que quando um paciente comprava aquele medicamento apresentando uma prescrição de um médico visitado por ela, a farmácia informava ao laboratório a identificação do médico e ela recebia sua comissão. A partir daí fiquei imaginando..., mas não tive coragem de perguntar-lhe: “ o médico seria tecnicamente convencido de que aquele era o melhor medicamento a ser usado ou a sua escolha poderia ser influenciada por alguma vantagem ?”. Se você fosse médico como você procederia se, de acordo com o número de prescrições (nos itens a, b e d), o representante do laboratório lhe oferecesse:

a) Gratificação em dinheiro;

b) Passagens e hospedagens para um congresso de medicina, que abordará um tema que você se interessa muito;

c) Passagens e hospedagens para um congresso de medicina, onde serão apresentados vários trabalhos favoráveis ao uso de medicamentos daquele laboratório, em uma cidade turística agradabilíssima. Essa oferta não estaria vinculada à obrigação de prescrever o medicamento.

d) Brindes ou outras vantagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário